terça-feira, 1 de dezembro de 2009

1 de Dezembro: dia da Restauração da Independência


Hoje é dia de festa por aqui. A Galiza livre do sul so Minho ainda tivera que soportar outro intento de submetimento por parte de Espanha. Mas só demoraria 60 anos até que o velho condado portucalense, nascido dum pedaço da Galiza medieval ala polo século XI se erguera. Cousas da história, hoje em dia Portugal é um pais independente da Espanha e nom umha simples autonomia dela porque os cataláns tamem se ergueram ao mesmo tempo.... e pobre rei espanhol....havia que elegir aonde enviar as tropas....hehehehe :D


No início do reinado de Filipe III, ao estabelecer-se em Madrid a política centralista do Conde-duque de Olivares, o seu projecto visava a anulação da autonomia portuguesa, absorvendo por completo o reino de Portugal. Na Instrucción sobre el gobierno de España, que o Conde-Duque de Olivares apresentou ao rei Filipe IV, em 1625, tratava-se do planeamento e da execução da fase final da sua absorção.


No dia 1 de Dezembro de 1640, eclodiu por fim em Lisboa a revolta, imediatamente apoiada por muitas comunidades urbanas e concelhos rurais de todo o país, levando à instauração no trono de Portugal da Casa de Bragança, dando o poder reinante a D. João IV.

O esforço nacional foi mantido durante vinte e oito anos, com o qual foi possível suster as sucessivas tentativas de invasão dos exércitos de Filipe III e vencê-los nas mais importantes batalhas, assinando o tratado de paz definitivo em 1668. Esses anos foram bem sucedidos devido à conjugação de diversas vertentes como a coincidência das revoltas na Catalunha.

1 Comment:

Gonzalo Amorin said...

Pois si! Se Catalunya nom se tivera levantado em armas daquela poida que hoje Portugal fose mais umha comunidade autónoma. Ou se se levanta-se em armas primeiro Portugal poida que Catalunya fose hoje a independente. Que cousas che tem a História!