terça-feira, 30 de junho de 2009

Torre de Hércules, Património da Humanidade!

Corto e colo este magnifico artigo sobre umha boa nova, com o permiso d'O Galaico:
http://ogalaico.blogspot.com/2009/06/torre-de-hercules.html

Ontem se fez história na comunidade galaica. Torre de Hércules na Corunha classificada como Património da Humanidade. Foi considerada como umha “obra excepcional” polo comité, afinal trata-se nada mais, nada menos que o mais antigo faro em activo em todo o mundo.


Atribui-se a sua construçom aos romanos, embora haja autores que apontam para o facto de já haver no mesmo local um faro antes da chegada dos romanos ao norte de Galiza.

Na base da torre está a inscriçom MARTI AUG.SACR C.SEVIVUS LUPUS ARCHTECTUS AEMINIENSIS LVSITANVS.EX.VO. que indica como arquitecto um tal de Gaio Sévio Lupo, natural de Aeminia (actual Coimbra) que a construiu em comprimento de uma promessa a Marte deus da guerra.


No entanto existem várias lendas sobre a sua possível origem. Umha delas conta que Hécules chegou de barco às costas da Gallaecia e no lugar que se encontra hoje a torre enterrou a cabeça do gigante Gerión, depois de vence-lo em combate.

Gerión, rei de Brigantium (actual Corunha), era um tirano que espalhava o terror com sua governaçãom Um dia decidiu-se pedir ajuda a Hécules. Este derrotou o rei e fez levantar a Torre de Hércules!


Outra lenda muito difundida é a lenda de origem irlandesa constante no famoso Livro das Invasões da Irlanda que aponta Breogam, líder do mítico Povo Milesiano que colonizou a Irlanda, como o construtor da torre de um alta torre. E que de acordo com a mesma lenda, Ith, filho de Breogam, teria avistado a Irlanda pela primeira vez do alto da mítica Torre de Breogam. Para compreender melhor consultem um antigo post de Ogalaico.

No entanto o nome oficial deste magnífico monumento está relacionado com o deus e herói da antiguidade – Hércules.

Carlos Brochados de Almeida di-nos que apesar do diminuto número de achados arqueológicos, o culto a Hércules é uma realidade no Noroeste Peninsular.

Para além do faro romano da Torre de Hércules existe ainda a referencia a este herói num Ara Votiva encontrada no Castelo de Lindoso, mas provavelmente originária da povoaçom castreja romanizada de Cidadelhe, onde consta a seguinte inscriçom: HERCVLE com nexos em HE e VE, nom se conseguindo detectar mais texto devido ao desgaste da pedra.

Existe tamém umha outra ara originária de Guimarães e uma estatueta em bronze encontrada em Santa Tecla, representando o herói, barbado e nu, com diadema na cabeça e na mão esquerda os três pomos de ouro da lenda das Hespérides.

Fora das zonas castrejas, as inscrições dedicadas a Hércules são mais de duas dezenas, concentradas na Lusitânia e na Bética.

Tal como Marte, muito venerado entre os povos do Norte, também Hércules é uma divindade ligada à causa bélica. Mas no geral o culto a Hércules difundido entre os romanos e pelos romanos está intimamente ligado a duas funções: a guerreira e a protectora. Funções essas intimamente ligadas com a própria Torre de Hércules.


As razões para o fácil acolhimento do culto a Marte e Hércules entre os povos castrejos do Noroeste Peninsular, explica-se polo facto do pugilato, a corrida, a escaramuça e o combate serem qualidade que determinavam o valor pessoal de um Galaico, qualidades aliás comum às demais sociedades indo-europeias.

0 Comments: