sábado, 7 de janeiro de 2012

Jamaica prevé converter-se em República independente do Reino Unido

A primeiro-ministra jamaicana, Portia Simpson-Miller, assumiu oficialmente o cargo, com a promesa de eliminar todos os laços com a monarquia britânica e transformar o país caribenho numha república independente.

"Vamos começar o processo de separaçom da monarquia para escolher o nosso próprio Presidente, o nosso Chefe de Estado próprio", dixo Simpson-Miller durante o seu discurso inaugural, realizado na casa do Governador Geral.

De acordo com a Constituiçom da Jamaica, o chefe de Estado é a Rainha Elizabeth II, enquanto o primeiro-ministro é formalmente nomeado polo Governador, que a sua vez é nomeado polo monarca.

"Este ano será propício para refletir sobre as liçons do passado, agora temos de completar o círculo de independência", dixo, enquanto a multitude aplaudiu.

Por outro lado, a chefe de governo,de 66 anos, dixo que a sua administraçom vai-se focar na recuperação econômica, asolada pola crise desde 2008.

O nosso foco deve ser o de corrigir os erros e insistir na limpeça de contas. Os jamaicanos querem um governo mais transparente e responsável, dixo ela.

Eae também prometeu combater a corrupçom e extravagância gubernamental e luitar pola transparência dos funcionários.

Simpson-Miller nom é só a única mulher eleita primeira-ministra da Jamaica, senom que ademais é a segunda vez que sai eleita.

Anteriormente, governou desde março de 2006 até setembro de 2007, quando o Partido Laborista Jamaicano ganhou as eleiçons gerais ao Partido Nacional Popular, presidido por ela.

Neste país, o primeiro-ministro é tradicionalmente o presidente do partido que obtiver a maioria dos votos nas eleiçons legislativas.

Durante as eleiçons da passada quinta-feira, o PNP ganhou 42 cadeiras no Parlamento, enquanto o entom líder JLP tinha apenas 21 anos.

http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=465587&Itemid=1

0 Comments: